5 Dicas para dirigir à noite de forma segura


Dirigir à noite exige atenção redobrada, responsabilidade e atenção. Principalmente quando as condições não são as melhores. Confira dicas importantes para evitar acidentes.

Apesar das vantagens em dirigir à noite — como o trânsito mais livre — a escuridão noturna torna a experiência de conduzir o veículo mais desafiadora. A diminuição da visibilidade e a falta de manutenção nas estradas do país são detalhes que exigem ainda mais cuidado por parte do motorista.

Para que você consiga dirigir com tranquilidade e de forma segura à noite, listamos aqui alguns cuidados que devem ser tomados. Vamos lá?

01. Faça uma refeição leve antes de dirigir

A sonolência é um dos problemas mais graves enfrentados pelos motoristas noturnos. Fazer refeições pesadas antes de conduzir seu carro à noite exige maior esforço e mais tempo para a digestão, e como consequência, vem aquele soninho…

Já, uma refeição leve, com saladas e carnes magras, evita desconfortos e tira a sobrecarga do sistema digestivo.

02. Mantenha uma distância segura

Adotar uma distância segura do veículo à sua frente é uma recomendação de extrema importância, uma vez que a escuridão da noite compromete nossa visibilidade, diminuindo a precisão de detalhes.

Esse cuidado, portanto, garante um maior tempo de reação de forma segura. Caso o veículo à frente pare bruscamente, ou desvie de um objeto, podemos manobrar nosso veículo com calma para sair da situação evitando acidentes.

03. Iluminação é importante

Trechos com má iluminação prejudicam muito o desempenho dos motoristas durante a noite e é nessa hora que o pleno funcionamento dos faróis se torna indispensável.

Caso o veículo estiver com os faróis em más condições, fica impossível rodar à noite de maneira tranquila.

Lembre-se sempre de checar o estado das luzes do seu carro. Também vale lembrar que em algumas rodovias é preciso acionar o farol alto diminuindo-o ao passar por outro motorista. Caso algum veículo passe por você com a luz alta (Acontece muito), desvie o olhar com cautela para evitar um ofuscamento.

04. Controle a velocidade

Respeitar o limite de velocidade é necessário e obrigatório em qualquer hora, mas o cuidado precisa se redobrar durante a noite.

Mesmo que algumas estradas permitam andar em uma velocidade mais alta, evite exagerar no acelerador. Planeje-se e saia sempre com antecedência para chegar a tempo com calma e segurança em seu destino.

Mantenha sempre um limite equilibrado, que não impacte diretamente na sua capacidade de controlar o veículo.

05. Contrate um bom seguro auto

O seguro auto oferece coberturas e assistências 24h que podem ser úteis a qualquer momento, nos deixando tranquilos e seguros em relação a conduzir à noite.

Quer saber qual o seguro auto ideal para você? Faça agora mesmo uma cotação. É rápido, grátis e sem compromisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual seguro você deseja cotar?