O consórcio funciona como uma modalidade de compra programada, uma espécie de “poupança conjunta”, em que um grupo de pessoas (físicas ou jurídicas) que tenham interesse em adquirir os mesmos bens ou serviços se unem para que essa compra ocorra.
O valor do tal bem ou serviço é então dividido em um determinado número de parcelas, dependendo do tempo que irá durar o consórcio. Cada cliente recebe uma cota de consórcio e essas parcelas são pagas mensalmente.
Os consórcios são geralmente utilizados para adquirir carros, caminhões, motocicletas, viagens, tratamentos cirúrgicos ou até festas comemorativas.
Talvez a principal vantagem do consórcio é que não há juros. As únicas taxas a serem pagas são as da administradora, que já podem estar incluídas nas parcelas. E ainda com a vantagem de que geralmente são mais baratas do que em outras modalidades. A não incidência de juros se deve ao fato de que você estar acumulando o dinheiro para adquirir o bem, e não pegando um empréstimo do valor, como ocorre com os financiamentos.
O consórcio pode ser facilmente adaptável ao seu bolso, já que você pode escolher o número e, consequentemente, o valor das parcelas a serem pagas. Quanto maior o número de parcelas, menor o valor de cada uma delas. E quanto menor o número de parcelas, maior será o valor mensal. Só é preciso ficar atento, porque com muitas parcelas pode ser que as taxas administrativas sejam maiores. Portanto, leia o contrato com atenção e tire todas as suas dúvidas antes de assiná-lo.
Da forma como funciona um consórcio há chances de ser contemplado logo no início. Seja por sorteio ou por lance. E esse é sem dúvida o melhor dos cenários, pois você pode ir desfrutando do bem ou do serviço contratado rapidamente.
Ao ser contemplado, a carta de crédito no valor total do consórcio é entregue. Com a carta em mãos, é possível pagar à vista pelo bem escolhido, um carro por exemplo. E sempre que um pagamento é feito à vista a margem para negociações é melhor, com grandes chances de conseguir um desconto.
Se por algum motivo for necessário desistir do consórcio há uma maior flexibilidade do que em casos de financiamento, por exemplo. Uma opção é solicitar a devolução do valor que já foi pago, mas isso ocorrerá somente ao final do período contratado e com correção monetária. A segunda opção é que é possível vender a sua participação no consórcio a outra pessoa que esteja interessada. Essa flexibilidade pode variar entre os contratos, portanto é preciso ficar atento.
Contratação simples e atendimento humanizado. Para que você contrate o Consórcio sem dor de cabeça !
Menos de 5 minutos é o tempo necessário para você preencher nosso formulário de cotação de um consórcio.
Após o preenchimento da sua cotação nossos consultores irão analisar e separar as melhores opções de seguro para você. Esse processo também é rápido e se o preenchimento for em horário comercial entraremos em contato no mesmo dia!
Assim que apresentamos todas as opções para você é hora de avaliar! E pode contar conosco nessa etapa também, avalie as ofertas e condições de pagamento de cada seguradora para contratar o consórcio ideal que caiba no seu bolso.
Esse é o último passo para efetuar a contratação do seu consórcio.
Atualmente nós da Maiseg trabalhamos com as melhores seguradoras do mercado. Para oferecer para nossos clientes um serviço de qualidade e sem imprevistos, confira abaixo as nossas parcerias :
Clique no botão abaixo e solicite a sua cotação
Iniciar cotação